QUINOA – A PROTEÍNA DO SÉCULO 21

 

O grão, consumido pela população andina há mais de 500 anos, foi recentemente considerado pela ONU como o alimento mais completo do planeta. Para quem quer conquistar músculos, não tem nada mais apetitoso.

Ótima fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicêmico, gordura saudável, vitamina e minerais, esse grão ainda tem outra grande qualidade. “Seus aminoácidos (componentes da proteína) são combinados na medida certa para atender às necessidades do organismo”, atesta Jaime Amaya Farfán, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, da Universidade de Campinas (Unicamp). Para começar, cada grão tem 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação da proteína completa, e que é quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal.

O que você ganha com isso? Proteína tem tudo a ver com o efeito do seu treino e com sua boa forma – ajuda a aumentar e manter o volume dos músculos, o que acelera o ritmo do metabolismo e faz o corpo queimar mais calorias. “Completa e de fácil digestão, a proteína da quinoa é perfeita até para quem pega pesado nos exercícios”, assegura a terapeuta nutricional Gabriela Marques, de São Paulo. Aliás, esse novo herói do prato saudável é também uma excelente alternativa protéica para quem não come carne.

Além da proteína e do carboidrato, o poderoso grão esbanja ômega 3 e 6, gorduras do bem que impedem a deposição de gorduras maléficas nas artérias. Esse trio de nutrientes controla a liberação de glicose, impedindo aquele sobe-e-desce do açúcar no sangue que dá fome rapidinho. O mix de vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina e vitamina E), fibras e minerais (magnésio, potássio, zinco e manganês) e a ausência de glúten (ótima notícias para quem tem alergia a esse elemento) somam mais pontos na ficha nutricional da quinoa. O que os estudiosos estão tentando descobrir agora é se o vegetal, originalmente cultivado nas altas montanhas da Bolívia, possui fitoestrógenos semelhantes ao da soja — substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

Alimento Sagrado

Botanicamente, a quinoa não pertence à categoria dos cereais nem à das leguminosas. “É uma espécie de arroz e feijão num único grão”, compara Jaime Amaya Farfán. Peruano, o professor da Unicamp conta que esse alimento tinha um significado místico para os incas e era chamado de segunda mãe. “Logo depois de desmamadas, as crianças eram alimentadas com o grão”, diz. A planta brota somente no alto das montanhas andinas da Bolívia, a quase 4 mil metros de altitude. Suas propriedades nutricionais, reconhecidas a partir das décadas de 1950 e 1960, foram atestadas mais tarde pela Food and Agriculture Organization (FAO), órgão das Nações Unidas para a alimentação. Vários países pretendem cultivá-lo. No Brasil, há 20 anos a Embrapa, empresa do governo federal de pesquisa em agricultura e pecuária, estuda sua adaptação nos solos frios e altos da Região Sul. Segundo a empresa Quinoa Real Brasil, o alimento é considerado o melhor de origem vegetal para consumo humano e foi selecionado pela Nasa para integrar a dieta dos astronautas em vôos espaciais de longa duração.

O Grão Puro

Em uma panela, coloque duas medidas de água para cada medida de quinoa. Adicione sal a gosto e leve ao fogo por 10 ou 15 minutos, até que dobre ou triplique o seu volume. Desligue e regue com um fio de azeite extra virgem aromatizado. O grão cozido pode ser guardado na geladeira por até três dias. Sirva com o molho ou tempero de sua preferência.  

Quinoa em grão -
tabela nutricional por 100 g do grão cru

Calorias 347
Gorduras totais 5,7 g
Fibras 5 g
Proteínas 15 g
Carboidrato 60 g
Cálcio 112 mg
Magnésio 204 mg
Ferro 9,5 mg
Vitamina C 3 mg
Vitamina E 4 mg

Veja explicação completa em COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL

RECEITAS COM QUINOA

 

QUINOA REAL

 

CHENOPODIUM QUINOA é o nome botânico da Quinoa, assim com "u" palavra de origem Quechua que significa "Grano Madre" ou "mãe dos seres humanos". Este pseudocereal — é isso mesmo, porque a Quinuoa  é um vegetal da família do espinafre - é nativa dos Andes e foi domesticada a mais de 5.000 anos. Para você ter uma idéia o conselho de Investigações Cientificas dos Estados Unidos publicou um livro de 427 páginas onde tem afirmações como está; "O TESOURO PERDIDO DOS INCAS NÃO É O OURO e sim cultivos que enriquece a dieta humana"., Entre esses cultivos se destaca a Quinoa. "O valor biológico e nutricional da Quinoa é superior a muitos alimentos de origem animal, como carne, leite, ovos e peixe. Vários estudos demonstrarão que sua composição nutricional é comparável ao leite materno ". O livro fica pequeno para falar das qualidades da Quinoa.

 

A FAO (Food and Agriculture Organization), braço das Nações Unidas encarregado da alimentação, considera a Quinoa como um dos alimentos mais completos do planeta. Está qualificada pela Academia de Ciências dos Estados Unidos como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano, e selecionada pela Nasa para integrar a dieta dos Astronautas em vôos espaciais de longa duração, por seu extraordinário valor nutritivo.

 

A Quinoa é indicada para todas as idades e faixas de peso. Não tem restrição de consumo, quantidade e não precisa de indicação médica. Controla as funções básicas de nosso organismo e é recomendada para pessoas que não têm alimentação rica e variada.

 

Conta com 20 aminoácidos entre eles 10 essenciais responsáveis pela formação das proteínas, essenciais para a saúde. Essas proteínas atuam para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, auxiliam na recuperação de tecidos e células e estimulam a produção de hormônios e enzimas. A composição de aminoácidos essenciais confere a Quinoa um elevado valor biológico. Este valor biológico é medido segundo a quantidade de proteínas absorvidas pelo organismo por cada 1OOg do produto ingerido. O índice da Quinoa é igual a 75 (por 100 g), do ovo 95, do leite 72, do trigo 60, e do milho 44. Mas o grande diferencial da Quinoa é o seu balanço de aminoácidos, excepcionalmente atrativo para a nutrição humana devido aos seus altos níveis de Metionina e Lisina (contém 1,4 vezes mais que a soja, de 2,5 a 5,0 mais que o milho, 20,6 mais que o trigo e 14,0 mais que o leite). Estes dois aminoácidos estão relacionados ao desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos e outras funções como a memória e aprendizagem. O interessante é que esses aminoácidos são mais comuns em alimentos de animal, como carnes e ovos.

 

A riqueza protéica da Quinoa é graças ao conteúdo do gérmen, 30% do peso total do grão, enquanto na maioria dos cereais este gérmen não passa de 1% do seu peso. 

 

Vale ressaltar que a Quinoa tem boas doses de triptofano, outro aminoácido importante, porque está ligado à produção de serotonina na massa cinzenta. Como a substância tem a ver com a sensação de ânimo e de bom humor, é provável que o consumo regular da Quinoa ajude a espantar a fadiga e a depressão.  

 

Contém 210,20 mg/g de Magnésio. Tranquilizante natural que mantém o equilíbrio energético nos neurônios e atua sobre a transmissão nervosa, mantendo o sistema nervoso em perfeita saúde.

 

Existe a possibilidade de a Quinoa conter fitoestrógenos - isto é, substâncias naturais que imitariam a ação de certos hormônios, ajudando a combater os sinais da menopausa. Apesar de não haver comprovação científica, bioquímica da Universidade Maior de San Andrés, na Bolívia, encontraram bons indícios disso entre as mulheres maduras do altiplano boliviano. Nelas, a osteoporose, mais freqüente com o passar dos anos, é raridade.  

 

Ao optar pela Quinoa que tem fontes protéicas de origem vegetal e de alto valor biológico, existe a vantagem de não aumentarmos a ingestão de gorduras saturadas e colesterol, presentes nas fontes animais e relacionadas ao  desenvolvimento das doenças cardiovasculares.  

 

Auxilia na manutenção da integridade do sistema imunológico e no tratamento de problemas urinários, osteoporose, problemas do fígado, anemia e diabetes.  

 

Por ser livre de glúten é indicada para celíacos (pessoas que sofrem intolerância total e permanente a proteínas contidas no Glúten que afetam diretamente o intestino delgado, encarregado da absorção dos nutrientes que como conseqüência não cumpre com essa função). Além dos alérgicos existem pessoas com algum grau de intolerância ao glúten e que a dieta moderna - com seu alto conteúdo em trigo - pode estar contribuindo para diversos problemas de saúde física e mental. Este seria o ponto de vista da Medicina Ortomolecular que localiza no intestino, e suas alterações, grande parte das "doenças modernas" (psiquiátricas inclusive). Daí, o consumo da QUINOA , estando isenta de glúten, ser extremamente benéfico e, de certo modo, preventiva... e fornece também as seguintes Vitaminas:  

 

TIAMINA - atua na produção de energia, no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro e auxilia o funcionamento do Sistema Nervoso. Possui papel importante nas funções relacionadas com memória e cognição. É também indicada no tratamento da TPM (cólicas e dores nas mamas).  

 

RIBOFLAVINA - importante para a integridade dos tecidos e protege contra lesões oxidativas.  

 

NIACINA - atua na obtenção de energia e no metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos. Aumenta a habilidade dos glóbulos vermelhos de carrear oxigênio.

 

ÁCIDO PANTOTÊNICO - essencial na produção de energia pelas células.  

 

ALFA -TOCOFEROL (Vitamina E) - tem ação antioxidante e interrompe as reações em cadeia dos radicais livres que danificam as células. Atua na manutenção do tecido epitelial e previne danos nas membranas celulares.  

A fibra intacta presente na Quinoa faz com os carboidratos demorem mais tempo para serem absorvidos. Isso ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, aumenta a sensação de saciedade e adia a fome.

PREPARO DA QUINOA.  

O grão pode ser consumido de maneiras diferentes, que variam de acordo com a criatividade. Aqui vão algumas dicas de preparo, mas a Quinoa, como boa mãe, está aberta a improvisações.  

A Quinoa em grão é preparada como se fosse o arroz (para cada porção o dobro de água). Colocar em uma panela água para ferver, depois de fervida, adicionar a Quinoa, baixar o fogo ao mínimo, tapar a panela e deixar transcorrer um tempo entre 12 e 15 minutos. Depois de pronta cresce três vezes o seu tamanho. O sabor lembra o das nozes e o tempero fica por sua conta.

A Quinoa em flocos pode ser consumida (em natura) como qualquer outro cereal, com iogurtes ou em vitaminas feitas em casa.  

GESTANTES E AMAMENTAÇÃO

Uma gestante necessita de 11 gramas extras de proteínas diariamente para permitir que seu bebê se desenvolva adequadamente. Deste modo irá responder às suas necessidades, que aumentam à medida que novos tecidos do corpo se desenvolvem. A amamentação é muito exigente tanto em termos de energia como de proteínas. Para manter um suprimento adequado de leite, que é uma rica fonte de proteína, estima-se que a mãe precise de 11 gramas extras de proteínas por dia desde o nascimento até seis meses e, posteriormente, de oito gramas diárias.  

CRIANÇAS

A Quinoa é considerada pela Academia Americana de Pediatria como um alimento excepcional para as crianças por ser incomparavelmente rica em proteínas e aminoácidos. As crianças necessitam de proteínas extras para que possam crescer adequadamente. A necessidade média de proteínas de um bebê de quatro a seis meses é estimada em 1,4 grama por quilo de peso do corpo por dia, quase o dobro da necessidade de um adulto. Estima-se que mais do que 40% do consumo de proteínas de um bebê deve ser de aminoácidos essenciais. Isto cai para 32% em crianças na pré-escola e 22% em crianças de 10 a 12 anos. Adultos necessitam de 11%. Os dois aminoácidos essenciais extras que as crianças necessitam são encontrados nas mesmas fontes de proteínas dos outros aminoácidos essenciais.  

ESPORTISTAS

A Quinoa é interessante para esportistas pelo alto teor de carboidratos (amido), principal substrato energético utilizado na prática esportiva, e também pelos aminoácidos essenciais que são importantes para o sistema imunológico, formação de músculos e recomposição de fibras musculares rompidas durante os exercícios. Além disso, é considerada boa fonte dos seguintes minerais: 

MAGNÉSIO - participa da produção de energia, da contração muscular, da manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos.
POTÁSSIO - importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.
ZINCO - aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema
imunológico, retarda o envelhecimento e favorece o crescimento e fortalecimento dos cabelos.

MANGANÊS - importante para a saúde dos tendões e ossos.
Fonte: Material divulgado pela Representação da Quinoa Real no Brasil - www.quinuareal.com.br