ARTRITE – COMO EVITAR/AMENIZAR

PRINCIPAIS ELEMENTOS TERAPÊUTICOS

SALVIA – Favorece o equilíbrio hormonal. Seus princípios ativos ajudam a diminuir as dores reumáticas.

ALECRIM – Combate infecções agudas e crônicas, que provocam inflamações dolorosas nos músculos e articulações.

CAVALINHA – Favorece a consolidação dos ossos e contem sílica.

POMADA CAIENA – que contém capsaicina ajuda no tratamento da artrite, neuropatia periférica, uma síndrome de perda sensorial, que causa atrofia e fraqueza muscular, além de dores, formigamentos, perda de destreza e que costuma ser causada por diversas doenças como a diabetes e AIDS. 

PRÍMULA - que tem o ácido gamalinolênic, um acido grasso essencial ômega-6 encontrado primariamente em óleos vegetais. É vendido com um suplemento dietético para tratar problemas com inflamações e doenças auto-imunes. A eficácia de tal é discutida ainda.

AGAR - AGAR - Por ser  principal fonte de colágeno, substância que tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões. A gelatina tem um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças, como artose e osteoporose. Ver matéria, AGAR-AGAR: SABOROSO, NUTRITIVO E SAUDÁVEL

   

CHÁ PARA ARTRITE

Ingredientes

6 folhas de salvia
3 ramos de alecrim
3 folhas de cavalinha
1 copo de água

Método
Faça o chá por infusão das ervas e adoce a gosto

Obs.: Tome duas vezes ao dia.

 

OSTEOARTRITE

 

A osteoartrite (OA), artrose, artrite degenerativa ou ainda doença degenerativa das articulações é uma doença crônica das articulações caracterizada pela degeneração da cartilagem e dos ossos próximos, que pode causar dor, rigidez e redução da funcionalidade das articulações afetadas. São mais comum nas mãos, punho, ombros, cotovelos, joelho e pés.

A artrose é uma das perturbações articulares mais frequentes no mundo e aflige especialmente trabalhadores braçais, diabéticos, obesos e pessoas com mais de 40 anos. É um pouco mais frequente em mulheres.

Quando as pessoas falam em artrite ou reumatismo, em geral estão pensando na doença que os médicos conhecem como osteoartrose (também chamada de osteoartrite). Não confundir com osteoporose ou artrite reumatoide! A osteoartrose é uma das doenças mais importantes da terceira idade, tanto pela frequência quanto pela dependência que pode trazer. A artrite não faz parte do envelhecimento saudável. Assim como a hipertensão, a diabetes e outras doenças incuráveis, a osteoartrose deve ser bem controlada para que não traga consequências, mas além disso pode ser evitada ou ter seu aparecimento adiado. Confira as cinco recomendações abaixo: