VEGETAIS COMO PREVENÇÃO DO CÂNCER

LONDRES - Cientistas britânicos descobriram por que uma dieta rica em vegetais ajuda a prevenir o câncer. Substâncias químicas liberadas quando vegetais como repolho ou couve são cozidos, mastigados e ingeridos tornam as células cancerígenas mortais, impedindo que elas se proliferem indefinidamente.

A proteção é fornecida pela substância química que dá aos vegetais seu gosto levemente amargo.

O mecanismo anticâncer é o mesmo de algumas modernas drogas que combatem a doença, segundo Ian Johnson, chefe da Pesquisa de Alimentos da Inglaterra e responsável pela descoberta.

O estudo mostra que a sinigrina, um composto químico encontrado no brócolis, é convertido, ao ser processado ou comido, em aliloisotocianato(AITC).

“O AITC interrompe a divisão  das células de câncer de colo, por exemplo”, disse Johnson. ”Elas, então, entram em apoptose (processo de suicídio da célula)”. Células normais cometem suicídio no final de seus ciclos de vida.

Quando este processo não dá certo, e as células continuam a se dividir, o resultado é um tumor.

Quanto menor o tempo de cozimento e menos água for usada para preparar os vegetais, maior o efeito preventivo, alerta Johnson. (The Times).

O QUE O CONSUMIDOR DEVE SABER

Ao consumir vegetais higienizados, o mais seguro é higienizar e desinfetar novamente.

Para higienização caseira, é preciso lavar o vegetal, retirar partes não comestíveis como casca e talos, imergí-lo por 2 minutos em 1 litro de água potável com uma colher de água sanitária ou 10 gotas de tintura de iodo e lavá-la em água potável filtrada. Alguns dos alimentos podem ser também cozidos antes do consumo.