UVAS

Já reparou que as uvas se mantêm frescas por muito mais tempo do que a maioria das frutas?

A causa é simples: elas são ricas em resveratol, uma substância que retarda o envelhecimento, neutralizando agentes oxidantes, como os radicais livres.

O resveratrol, que é também uma espécie de antibiótico natural e tem propriedades antiinflamatórias, protege o organismo contra as doenças cardíacas e contra o câncer—ajudando inclusive a bloquear a evolução da doença.

Esse potente antioxidante concentra-se na casca e está presente em grande quantidade no vinho, para o qual empresta suas propriedades benéficas.
Mas embora deva ser incluída em toda dieta saudável, a uva requer certa moderação no consumo: sua polpa, rica em frutose, é altamente calórica e pouco adequada para diabéticos, obesos e outras pessoas com restrições ao consumo de calorias. O vinho tinto pode ser um bom substituto, mas igualmente requer moderação.

Boletim Informativo - Dr. Rondó Medical Center

SUCO DE UVA E SEUS INÚMEROS BENEFÍCIOS

Resveratrol = 

É chamado de: Sangue vegetal, leite vegetal e seiva viva. A composição do suco de uva mostra surpreendentes semelhanças com a do leite materno. É, pois, um alimento privilegiado para os períodos de “reconstrução da fadiga”, da anemia, da convalescença (é aconselhável para alimentação de doentes atacados por febre).

Ele é estimulante das funções hepáticas (esta função é desempenhada não apenas pelo suco como também pela uva e folhas da parreira).

É alcalinizante (combate a acidez sangüínea), É indicado à pessoas intoxicadas pelo excesso do consumo de carne.

O suco de uva é um valioso estimulante digestivo, pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, causador da fadiga. Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio-ácido alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia.

Os sucos naturais são formas saborosas de super energizar com energia rápida.

O tratamento com suco de uva é utilizado para desintoxicação, pois:

Melhora o estado da maior parte dos doentes;

Regenera células do fígado e rins; 

Purifica o sangue;

Pelos inúmeros fermentos que contém a uva favorece a mudança da flora bacteriana do intestino, sendo indicada nas perturbações gastrintestinais.

Por seu alto teor em sais de ferro, o suco de uva é aconselhado no tratamento da anemia.

A ação laxativa poderosa, mas suave da uva, limpa o intestino de suas fermentações putrefativas;

É depurativo e renova o plasma do sangue;

É rico em vitaminas e sais minerais que lhe conferem o poder no combate de várias doenças: prisão de ventre, gota, artrite, hipertensão, reumatismo, anemia, depressão, eczema, hepatite, dentre outras. Além disso é diurético, Tonico, reconstituinte, ativador das funções intestinais, vitalizante, mineralizante, antiinflamatório, calmante e adstringente.

Em caso de câncer, obesidade ou desintoxicação, recomenda-se a dieta de uvas ou sob a forma de suco de uva durante três dias: no primeiro dia se consome 1 quilo de uvas ou suco de uvas. As frutas devem estar bem maduras e isentas de produtos tóxicos (essa dieta só poderá ser feita sob orientação médica).

O suco de uva beneficia todo aparelho digestivo, combatendo a dispepsia, as flatulências, a atonia intestinal e as fermentações.

Para manter as artérias jovens tome suco de uva diariamente. Pois substâncias químicas encontradas nas uvas ajudam a dilatar as artérias e conseqüentemente, podem reduzir a pressão sanguínea.

O segredo das uvas e do suco de uva no combate ao envelhecimento é simples e poderoso: porque elas contém 20 antioxidantes conhecidos, que funcionam em conjunto para combater os radicais livres que promovem as doenças e o envelhecimento (Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis).

Os antioxidantes encontram-se nas cascas e sementes e, quanto mais vibrante for a cor da casca, maior o seu poder antioxidante. Isso significa que as uvas vermelhas e roxas e o suco da uva roxa são os mais poderosos. A uva vermelha possui alto teor de antioxidante quercetina. A casca da uva contém resveratol, que inibe o agrupamento de plaquetas e aumenta o colesterol HDL (bom colesterol). Esses antioxidantes nos sucos de uva têm atividade anticoagulante, inibem a oxidação do colesterol LDL e dilatam os vasos sanguíneos.

3 copos de uvas roxas e 1 copo de vinho tinto têm igual efeito anticoagulante nas artérias. A quercitina é encontrada em abundância na cebola.

ATENÇÃO: Tomar pequenos goles é melhor que engolir o suco todo, pois pequenos goles corretamente salivados evitarão distúrbios digestivos. Além disso o efeito energético será maior. Deve ser consumido isoladamente e não quando se consome com outros alimentos para maior aproveitamento das suas qualidades nutritivas.

O suco de uva, além da quercitina e resveratol é constituído de água, glicoses, frutose (fácil assimilação digestiva), ácidos orgânicos, sais minerais (potássio, ferro, magnésio, cálcio, manganês, cobre, fósforo, zinco, sódio), vitaminas, substâncias nitrogenadas, compostos fenólicos, aminoácidos (ácido glutâmico, alanina, arginina, L-glutamina).

OBERSERVAÇÃO: Se você tem problemas de diabetes, hiperglicemia, hipoglicemia ou qualquer outro problema de açúcar no sangue deve consultar seu nutricionista para estabelecer quantidades de suco de uva a serem ingeridas.

CORAÇÃO SADIO

Um copo de suco de uva (150 ml) no almoço e outro no jantar ajudam a prevenir a obstrução das artérias coronárias. Assim como o vinho tinto, o suco aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos e contribui para a redução do risco de enfarto, sem os inconvenientes do álcool.

O suco pode ser tomado puro ou diluído com água de boa qualidade, numa proporção de acordo com o gosto de cada um.