UM LANCHE PARA DORMIR

 

O que a gente come tem mais a ver com a qualidade do sono do que se imagina. Saiba quais são os principais amigos e inimigos de seu travesseiro e durma melhor.

Os insones devem fazer um pequeno lanche antes de ir para a cama (diga o que você come, e eu lhe direi como dorme).

Assim como existem alimentos estimulantes, capazes de nos manter de olhos bem abertos madrugada afora, há aqueles calmantes, que nos ajudam a dormir profundamente.

Barriga muito cheia atrapalha tanto a digestão quanto o sono por outro lado um estômago em jejum prolongado é igualmente prejudicial, pois envia sinais de desconforto para o cérebro.

Um copo de leite morno é uma ótima pedida porque ele é rico em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina.

“Na massa cinzenta, essa substância é o mais importante regulador do sono”, explica o neurologista Ademir Baptista da Silva. “Adoçar a bebida é o mais indicado, porque o açúcar facilita a passagem de triptofano do sangue para os neurônios. Assim, colabora indiretamente para a fabricação da serotonina.

Os chás sem cafeína também dão força para muitos insones. Segundo Baptista supõe-se que substâncias presentes no chá de erva-cidreira e camomila simulariam os efeitos das endorfinas. “Essas substâncias, por sua vez, ativam determinados receptores no cérebro que causam uma sensação de bem-estar e relaxamento”.

Muito parecida é a ação da passiflora – componente do maracujá. São comparáveis aos ansiolíticos, ou seja, aliviam a ansiedade. Com isso, acabam ajudando a adormecer.

Sabe aquela preguiça que sentimos após o almoço?

Ela se deve à maior irrigação sanguínea dos órgãos digestivos – o que diminui a atividade cerebral e causa sonolência.

O álcool barra os sonhos embora seja um depressor do sistema nervoso central.
O álcool induz o indivíduo que está embriagado a um sono de baixa qualidade, sem uma ação restauradora.

Higiene de sono – importante como escovar os dentes ou tomar banho:

A infusão de erva cidreira ajuda a acabar com o nervosismo e a aquietar a mente.