O TOMATE (Licopercicum esculentum)

 

De origem mexicana (tomatl) que significa fruta inchada, os astecas o chamavam de “tomatillo”.
Existem mais de 10 mil variedades: tomates amarelos, verdes, e brancos sendo os mais raros.
Na comida italiana o que seria a comida sem o molho vermelho vivo do tomate? Na Provença sem os tomates provençais? Cru é fundamental na cozinha grega, sua presença é essencial nos frescos pratos do Oriente Médio.
Ele tem o grande dom da sociabilidade, mistura-se com tudo.

Hector Feliciano “Fórum Barcelona 2004”  

Também ele é o rei da versatilidade cru ou cozido, é utilizado em saladas, sopas, molhos, sucos e até sobremesas, marcando presença na culinária de vários países. 

É benéfico à saúde - sua maior arma é o licopeno, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos câncer. O licopeno é também responsável pela cor vermelha e pode ser encontrado em menor quantidade na , na goiaba e no pimentão vermelho.

Este carotenoide não perde sua ação quando o tomate é congelado ou cozido. Pelo contrário, "a disponibilidade e a concentração de licopeno aumentam".  Solange Canniatti Brazaca - Profª da Esalq

Rico em vitamina C, contém potássio, cálcio, sódio e fósforo, além de vitaminas A e do complexo B.

Seu maior inconveniente é a acidez elevada, para quem sofre de gastrite pode causar azia.

Dicas: 

Vide Receitas Publicadas - Tabule

 

O ketchup

O ketchup é rico em licopeno, um pigmento que dá cor vermelha aos tomates e comprovadamente protege contra câncer de seio, próstata, intestino e pâncreas. Ele também previne a aterosclerose:  pesquisadores finlandeses estudaram homens e mulheres de meia-idade e constataram maior comprometimento das carótidas das pessoas com baixa concentração de licopeno. Como o ketchup é um simples condimento para ter índices adequados de licopeno acrescente à dieta alimentos ricos nessa substância, como papaia e tomates. Prefira as versões orgânicas de ketchup. Que contêm cerca de três vezes mais licopeno do que as não-orgânicas. E, ao ingerir alimentos ricos em licopeno, inclua alguma gordura na refeição, para facilitar sua absorção.