SOPAS

A sopa é um alimento universal, é uma refeição que agrada a todas as idades, como um alimento altamente energético, poderoso complemento alimentar sem contar a sensação reconfortante se soubermos usar os temperos certos!
As sopas são divididas em três categorias: caldos, sopa creme e sopa de vegetais. 
Nos caldos geralmente, se inclui alguma massa; sopa creme é usualmente servida na consistência de um purê menos sólido, algumas vezes coloca-se ovo, massas ou “croutons”.
Na sopa de vegetais costuma-se acrescentar arroz ou até massa. 
O caldo básico de legumes pode ser incluído em outras receitas de sopas ou em outros pratos para torná-los  suficientemente substanciais, por exemplo os risotos. 
         

CALDO VERDE DE INHAME

SOPA CREME DE COGUMELOS

SOPA CREME DE COUVE FLOR

SOPA CREME DE ERVILHA

SOPA DE GRÃO DE BICO COM GENGIBRE

SOPA DE GRÃO DE BICO INDIANA

SOPA DE SALSÃO 

Corte em pequenos pedaços os bulbos do salsão, refogue em azeite com as folhas tenras cortadas. Depois coloque água fervendo e inhames cruas raladas ou aveia, deixe a sopa ferver durante 10 minutos. Coe. Antes de servir, pode juntar um pouco de creme de leite light. 

SOPA PRIMAVERA 

Uma sopa saborosa e saudável prepara–se na primavera com as seguintes ervas: urtigas tenras, salvias, tanchagem, erva de São João, folhas tenras de morango e de violeta (sem agrotóxico), taráxaco, hortelã, espinafre e salsa. 
Lave e pique todas as folhas e refogue em azeite, junte um pouco de arroz integral ou trigo sarraceno e água quente, um pouco de sal e deixe ferver.