SALADA CAPRESE

A comida é uma parte integrante da cultura italiana e sua influência moldou a culinária ao redor do mundo. A simplicidade das receitas com sabores completos fazem da comida italiana perfeita para qualquer ocasião. Possível origem para a Salada Caprese é a de um construtor de Capri, que havia criado a salada por gostar muito de comida com as cores da Itália. Outra história sobre a origem da Caprese é a única que tem registro histórico. Em 1924, a salada era parte de um menu de um hotel em Capri, assinado por um chef famoso na época.

 

Ingredientes para a salada

1 kg de mussarela de búfala
5 tomates
6 folhas de manjericão lavadas
azeite extra virgem à gosto
sal marinho à gosto
molho pesto à gosto

 

  

Ingredientes para o pesto

2 xícaras (chá) de folhas de manjericão fresco
2 dentes de alho
3 colheres (sopa) de pinolis ou de nozes sem casca picadas
½  xícara (chá) de parmesão ralado
½  xícara (chá) de azeite de oliva
pimenta rosa moída à gosto

 

Método

Numa tábua, corte a mussarela em fatias de 0,5 cm. Transfira para uma tigela, tempere com sal e regue com um fio de azeite.

Com uma colher, misture as rodelas delicadamente. Reserve.

Corte também os tomates em fatias de 0,5 cm. Transfira para um escorredor de macarrão e tempere com uma pitada de sal. Com as mãos, misture os ingredientes e deixe escorrendo enquanto prepara o molho.

Na hora de servir, arrume as fatias numa travessa, formando uma escama. Decore com as folhas de manjericão e sirva o molho à parte.

Método para o pesto

Para medir a quantidade das folhas de manjericão, aperte-as bem na xícara.

Lave as folhas de manjericão e descasque os dentes de alho. Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos ou no liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea.

Se preferir, triture os ingredientes no pilão. Comece batendo o alho com os pinolis, acrescente o manjericão, em seguida, o queijo e, por último, o azeite. Tempere com um pouco de pimenta rosa e conserve num vidro esterilizado.