POLENTA

Ela é amarela, ela pode ser branca, ela é boa e é comida com garfo quando não quisermos come-la com colher. Ela é grandiosa no café da manhã e por que não no jantar. É um prato versátil, básica, mistura da farinha de milho e água. Não é cara, é nutritiva e deliciosa, portanto, é conhecida no mundo inteiro.
Em cada região da Itália ela muda de consistência e cor. Por exemplo, no Veneto onde ela é reverenciada e tratada com muito carinho.
A chave está na moenda do grão e na fervura gradual da água, a qual ajuda a fazer da polenta macia e uniforme.
Primeiro a polenta passa para uma consistência cremosa que pode ser retirada com a concha e misturada com vários ingredientes, vegetais,  molhos e guisados. Ou deixe a polenta ficar mais firme e corte em pedaços e asse com queijo parmesão, cogumelos e sirva com folhas verdes.
Por fim você escolhe, o garfo ou a colher.

Obs.: Existe no mercado polenta instantânea que é válido também para a confecção das receitas a seguir, dependendo do seu tempo.

    

POLENTA BÁSICA

Ingredientes
10 xícaras de chá de água fervente
1 pitada de sal marinho
1 folha de louro
2 xícaras de chá de fubá
2 colheres de sopa de manteiga - para polenta mole
queijo ralado a gosto - para polenta mole

Método

Na panela com a água fervente, coloque o sal e a folha de louro e abaixe o fogo. Acrescente o fubá aos poucos e mexendo constantemente para não empelotar até se tornar uma massa uniforme. Quando começar a borbulhar, acrescente duas conchas de água e vá mexendo com uma colher de pau até que a mistura absorva toda a água, por mais ou menos 5 minutos. Continue acrescentando mais 2 conchas de água a cada 5 minutos mexendo constantemente e esperando para absorver, até a polenta ficar cremosa não deixando formar crosta nas laterais por mais ou menos 45 minutos.
Se não for servir imediatamente, desligue o fogo e cubra a panela. Remova a folha de louro e se quiser tempere com pimenta.
Querendo a polenta mais mole acrescente ao final a manteiga e o queijo ralado.
Para uma polenta firme deixe descansar por uns 10 minutos e leve ao refrigerador por 1 hora e meia.
Pode ser guardado por até 2 dias.
Ao usar, retire a polenta da geladeira, desinforme-a e corte com uma linha firme em duas partes horizontais e varias  verticais, formando quadrados.

POLENTA FRITA, OVOS E SALVIA
Serve de 2 a 4 pessoas

Ingredientes

3 colheres de sopa de azeite extra virgem ou mais se preferir
8 pedaços de polenta
8 folhas frescas de sálvia
4 ovos
sal marinho a gosto.

    

Método

Numa frigideira aqueça metade do azeite em fogo médio para alto e frite a polenta dos dois lados até ficar dourada por uns 9 a 10 minutos até se soltar da panela. Reduza o fogo para médio. Mova os pedaços da polenta para as laterais da frigideira. Adicione as folhas de salvia e dois ovos no centro da frigideira e coloque o resto do azeite sobre a polenta e os ovos até a polenta ficar tostada e a gema do ovo ficar branca por mais ou menos 4 minutos. Adicione mais 2 colheres de sopa de azeite se quiser. Tempere com o sal e pimenta a gosto. Repita os procedimentos para o restante dos ingredientes e divida entre os pratos.