OS 6 INGREDIENTES PREJUDICIAIS A SAÚDE PRESENTES NOS CREMES DENTAIS

 

Produtos para higiene dental que você e suas crianças usam todos os dias podem conter toxinas que podem ter ligações com câncer, cegueira e até morte.

Muitos cremes dentais contem ingredientes potencialmente danosos, feitos de moléculas muito pequenas que podem penetrar através dos tecidos bucais, invadir o sangue, e se acumular no fígado, rins, coração, pulmões e tecidos. Os cremes dentais nos Estados Unidos são obrigados por lei a colocar este aviso:

CUIDADO! Mantenha fora do alcance de crianças menores de 6 anos. Se você ou seus filhos ingerirem uma quantidade maior do que a usada para a escovação, procure a ajuda médica ou um  Centro de Controle de Envenenamento imediatamente.

Os cremes e enxaguatórios bucais estão cheios de potentes toxinas e venenos químicos como fluoreto de sódio, triclosan, FD&C nº 1 e 2 (corantes azuis), hipolaurilsulfato de sódio e sílica hidratada. Todos esses ingredientes comuns foram analisados como perigosos para a saúde. (Epstein, S, Steinman, John Wiley, 1995).

FLUORETO DE SÓDIO - O principal ingrediente de cremes dentais e veneno para rato e baratas:

Em crianças e jovens, a ingestão mínima de fluoreto de sódio pode causar salivação, náuseas, vômitos, dor epigástrica e diarréia. Altas doses deste produto carcinogênico pode causar paralisia, fraqueza muscular e convulsões, seguida de falência cardíaca e respiratória.

Um tubo de creme dental infantil pode ser suficiente para matar uma criança menor de 6 anos.

O fluoreto de sódio é um ingrediente chave do famoso GÁS SARIN que matou milhares de pessoas no metrô  de Tóquio.

Surpreendentemente, fluoretos nunca foram aprovados pela FDA (órgão estadonidense que regulamenta produtos). Estudos mostram que fluoretos estão relacionados a deformidades dentais, artrites, reações alérgicas e perto de 10.000 mortes desnecessárias a cada ano nos EUA por câncer.

FD&C Blue Dye # 1 & 2:  Estudos recentes indicam que estes corantes trazem problemas de comportamento, aprendizado, e saúde. Podem causar potencialmente severas reações alérgicas, asma, dores de cabeça, náuseas, fadiga, nervosismo, perda de concentração e câncer.

É como usar petróleo cru, já que é dele que é extraído este produto. Com a exposição freqüente, a situação vai piorando.

Ainda que não ocorra a ingestão de creme dental, estes produtos são absorvidos em segundos apenas, através dos lábios ou da membrana mucosa oral,  especialmente a sub lingual. Devido a isso estes agentes carcinogênicos entram em sua corrente sanguínea em seu cérebro e células rapidamente. Especialmente se considerarmos que a maioria das pessoas escovam os dentes 2 ou 3 vezes ao dia, a situação se torna preocupante.

HIPOLAURILSULFATO DE SÓDIO (SLS):  O ingrediente mais perigoso.

Devido a propriedade de espumar do SLS, ele é adicionado aos cremes dentais para gerar espuma e dar a impressão de que o creme dental está funcionando! Quanto mais espuma melhor! Entretanto o SLS é um produto corrosivo e danoso a pele de acordo com relatórios do American College of Toxicity.

Na indústria de limpeza, o SLS é usado em produtos para limpar chão de garagem, desengraxantes e xampu para lavar carros. É também usado como irritante de pele de primeira escolha em testes em animais e humanos para depois se testar medicamentos para avaliar sua eficácia na cura de pele irritada.

O Journal off the American College of Toxicology relata que o SLS pode penetrar e ser retido nos olhos, cérebro, coração e fígado com efeitos deletérios potenciais a longo prazo.

Também encontrado em xampus, como xampus “não irritantes” para olhos em bebês, o SLS pode prejudicar o desenvolvimento normal dos olhos, causar cataratas em adultos, dificultar curas e danificar e enfraquecer o crescimento do cabelo.

TRICLOSAN: Pesticida encontrado em muitos cremes dentais.

A agência EPA (órgão regulador estadonidense) o classifica como pesticida perigoso de alto risco para a saúde humana e ambiental.

 O  triclosan é o clorofenol, uma classe de produtos químicos suspeitos de causarem câncer em humanos. Exposição prolongada ou uso repetido (freqüente) de uma série de pesticidas podem causar danos ao fígado, rins, coração e pulmões, supressão do sistema imunológico e hemorragias cerebrais.

SÍLICA HIDRATADA:  Um agente branqueador que danifica o esmalte dental.

A sílica hidratada é usada é usada como abrasiva nos cremes dentais. Supostamente deixaria os dentes mais brancos

O esmalte dental se auto remineraliza constantemente abastecendo-se da fonte iônica de cálcio e fósforo da saliva. Arranhar a superfície do esmalte dental todos os dias com um abrasivo como a sílica, danifica o esmalte e impede a remineralização natural.

Os ingredientes que dizem limpar, branquear, remover tártaro, com várias funções diferentes (!!!), podem enganar bem dando uma falsa aparência de limpeza, no entanto causando mais mal a saúde do que se imagina, alterando o equilíbrio ácido/base da boca, gengivas e língua.

SACARINA SÓDICA OU CICLAMATO MONOSÓDICO – Adoçantes artificiais:

Não há razão para que o creme dental tenha um sabor adocicado. Antigamente chegou-se ao absurdo de adicionar açúcar ao creme dental, um potente agente cariogenico. Os fabricantes adicionam adoçantes, assim como sabores, para tornar o sabor “mais agradável” e assim vender mais. Todos já devem ter visto as propagandas de creme dental, onde só falta colocar creme no cabo da escova.

Já chegou a ser proibida a fabricação de sacarina sódica e ciclamato por suspeitas de serem agentes cancerígenos. Então apareceu o aspartame. Como o aspartame se mostrou pior ainda, então retornou-se à sacarina e ao ciclamato.

CONCLUSÃO

Ao contrário do que apregoa, a maioria dos cremes dentais pode ser prejudicial à saúde dos dentes e à saúde geral.
Por incrível que pareça o creme dental pode contribuir para aumentar a incidência de cáries e doença periodontal.
Alguns cremes dentais são piores ainda, dizendo serem desensibilizantes e branqueadores. Na verdade o creme dental tem apenas o papel coadjuvante na limpeza dos dentes. Quem vai mesmo limpar é a ação mecânica de uma boa escova de dente, macia, de nylon, com pontas das cerdas arredondadas, juntamente com a ação solvente, hidrolítica e química da água.
Só use cremes dentais não agressivos, use pouca quantidade, e procure um dentista biológico para uma correta orientação para casos comuns e casos especiais. Não deixe de ler as embalagens de qualquer fabricante de cremes e enxaguatórios bucais.

Obs.: Mergulhe pelo menos duas vezes por semana sua escova dental em peróxido de hidrogênio 10 volumes (água oxigenada 10 volumes) por 10 minutos para eliminar bactérias remanescentes.

A saúde é um dever e uma obrigação da humanidade.