MENOS ESTRESSE COM A MEDITAÇÃO

A meditação causa mudanças no cérebro que pode significar uma melhora em regiões envolvidas como aprendizagem, memória, emoções e estresse.

 

 

O aumento da massa cinzenta no hipocampo é benéfico porque ali há uma melhor concentração de neurônios (Academia Brasileira de Neurologia). Esse aumento de neurônios, pode brotar em qualquer fase da vida, e determinadas atividades fazem a estrutura do cérebro mudar.


Conclui-se então que o cérebro adulto é plástico, capaz de ser moldado. Se você começar a meditar amanhã terá os efeitos benéficos em algumas semanas.


Outros estudos já mostraram que o aprendizado de novas habilidades podem levar a alterações na massa cinzenta, disse Britta Hölzel. Portanto o cérebro é plástico e ele muda com tudo o que fazemos.


Na atividade física por exemplo, são liberadas substâncias que estimulam o crescimento neuronal diz a neurologista Sonia Bruck. “Em caso de derrame as regiões adjacentes à lesão podem se moldar para compensar essa perda”.


O cérebro precisa de constante estimulo porque as alterações duram apenas algumas semanas  voltando ao estado normal.


Os benefícios da técnica budista de meditação também chamada de “mindfulness” (atenção plena) trata também da prevenção de novos episódios de depressão.