MANTEIGA GHEE

Nada melhor do que o ghee (manteiga purificada) para dar sabor à comida. Pode ser feito facilmente em casa e possibilita a preparação de ótimos pratos vegetarianos. O ghee é a manteiga pura. É preparado quando primeiro desnatamos o leite, separando-o da nata.  Esta por sua vez vira manteiga que por fim, quando levada ao fogo bem baixo é separada de todas as impurezas. O resultado é o ghee, a essência do leite, que de todos os óleos de cozinha, de longe, é o melhor.

Do leite pode se produzir nata, iogurte, queijo, manteiga e ghee. E com o ghee podem se preparar centenas e milhares de pratos saborosos.

O ghee tem muitos atributos além de seu refinado sabor.

Você pode esquentar o ghee e mantê-lo em temperatura bem alta que ele não irá borbulhar nem esfumaçar, uma vê que toda a água e impurezas (sebo que entope as artérias) já foram retiradas. Portanto, além de ser excelente para misturar a um alimento cozido, dando-lhe grande sabor, o ghee é ideal para frituras ou simplesmente para refogar. Também tem um ótimo período de conservação: bem fechado e guardado em lugar seco ele pode durar 3 meses; congelado, mais de 6 meses. 

O ghee também é muito rico em vitamina A. As propriedades nutritivas o colocam acima de qualquer outra gordura vegetal ou animal. Se houver preocupação devido ao nível de colesterol, não se preocupe mais. Pesquisas mostram que o ghee não eleva o colesterol no sangue.

Tente cozinhar com ghee. 

Receita de Ghee por ADIRAJA DASA

Ingrediente: de 1 a 5 quilos de manteiga sem sal

Método

Fazer o ghee não é difícil nem complicado. Exige apenas um pouco de tempo, pois é necessário uma fervura bastante lenta para que toda a água contida na manteiga evapore. Os pedaços sólidos subam à superfície e o saboroso gosto da manteiga purificada seja enfim realçado.

Coloque a manteiga em uma panela de fundo grosso sobre fogo bem baixo, sem tampar. Retire, de vez em quando, com a ajuda de uma escumadeira, os pedacinhos sólidos (sebos) que formam na superfície.

Para evitar que queime, verifique se a temperatura está suficientemente baixa. Calor em excesso faz com que a manteiga desprenda muita fumaça e se torne marrom, arruinando seu sabor.

O ghee estará pronto quando estiver cor de âmbar, amarelado, e tão límpido e transparente uma peça de cristal. Despeje-o então em uma vasilha resistente e deixe-o descoberto à temperatura ambiente para que esfrie.

Depois de frio, o ghee deve ser guardado em recipiente fechado em lugar fresco para que se conserve por muito tempo

MANTEIGA GHEE TEMPERADA

Depois que a manteiga ghee foi refrigerada, retire da geladeira e reserve. Num pilão soque segurela, alho e sal até que fiquem bem amassados.
Em seguida junte à manteiga, misturando bem.

Obs: Coloque a manteiga temperad numa tigelinha, dura bastante no freezer ou geladeira para temperar comida.
Pode-se usar qualquer outros tempêros de sua preferência .
Se quiser com gosto adocicado acrescente damasco picadinho.

 

MANTEIGA GHEE COM ERVAS

Ingredientes

1 quilo de manteiga ghee
200 gramas de cebola picada
200 gramas de alho picado
1 colher de chá de mostarda
10 gramas de tomilho
10 gramas de alecrim
10 gramas de manjericão
10 gramas de salvia
10 gramas de salsinha
50 ml de molho inglês
50 ml de conhaque
50 ml de vinho madeira
50 ml de martini branco
suco de 1 limão
10 gramas de páprica picante
10 gramas de curry
20 gramas de sal marinho

Método

Coloque todos os ingrediente em uma batedeira ou misture com as mãos, envolva no plástico filme e enrole em formato cilíndrico.
Leve ao congelador e corte os pedaços quando necessário.