FRUTAS E VEGETAIS QUE CONTEM A MAIOR QUANTIDADE DE PESTICIDA: OS SUJOS

 

Uma análise do EWG (The Environmental Working Group) baseada em produtos lavados ou trabalhados normalmente em casa (como bananas descascadas) estima que os consumidores reduziriam sua exposições a pesticidas em cerca de 90% simplesmente evitando alimentos de sua lista negra dos 10 “sujos”. Alguns membros dessa lista são:

Pêssegos Maçãs Aipo Morangos Espinafre

Em contrapartida  os “Dez Limpos” somente expõe você a menos de 2 pesticidas por dia, uma grande diferença dos 15 pesticidas por dia a que você estaria exposto usando os produtos da lista negra. Entre os vegetais e frutas “limpos” estariam:

Cebola Abacate Abacaxi Aspargo Brocoli

Comentário: A Environmental Protection Agency (EPA) considera 60% dos herbicidas (como o Roundup da Monsanto usado no plantio de soja), 90% dos fungicidas e 30% dos inseticidas carcinogênicos.

Pesticidas podem ter muitas influências negativas na saúde, incluindo neurotoxicidade, ruptura do sistema endócrino, carcinogenicidade , e supressão do sistema imunológico.

Isto é apenas parte do motivo pelo qual devemos sempre procurar produtos orgânicos, não transgênicos. Onde agricultores tradicionais aplicam fertilizantes químicos repletos de metais pesados, os agricultores orgânicos utilizam fertilizantes naturais.

Agricultores tradicionais utilizam inseticidas para afastar insetos e doenças, enquanto agricultores orgânicos utilizam métodos naturais como insetos predadores e barreiras mecânicas para este propósito.

Agricultores tradicionais aplicam herbicidas sintéticos, mas os agricultores orgânicos usam plantio rotativo, eliminação manual de ervas daninhas, reciclagem, óleo de Neem (planta da Índia), etc.

O maior problema com alimento orgânico são os custos e a confiança na autenticidade do produto numa época de falsos profetas.

Entretanto, se você planejar bem, alimentar-se organicamente é uma atitude viável e pode não ter um custo proibitivo para a família média.

Mas se a escolha for entre vegetais convencionais frescos e orgânicos mal cultivados, não frescos ou doentes, que perdem sua vitalidade e micronutrientes, é recomendável usar os convencionais frescos tomando certas precauções. Neste caso prefira a lista dos “Mais Limpos”.

  

Para limpar frutas e vegetais deixar de molho com água limpa com 200 ml de vinagre de boa qualidade ou água ozonizada por meia hora. Lavar bem em água corrente limpa.