FAMA DE MAU

Embora mereça essa reputação. o colesterol tem um lado bom. 

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar que o colesterol  é um inimigo do peito. Mas isso depende do ponto de vista, pois ele se compõe de frações. A boa, ou HDL, remove o excesso dessa gordura da corrente sanguínea e a leva para ser eliminada no fígado.

A ruim, ou LDL, faz o caminho inverso, permitindo que ela se deposite nas artérias e trazendo maior risco de eventos cardiovasculares. Não por acaso, a meta é manter o vilão LDL em baixa e o HDL, herói, acima do valor de referência.

Em geral, a maioria das pessoas consegue bater essa meta com exercícios físicos regulares e dieta saudável, até porque nosso corpo produz 80% do colesterol – o resto vem da alimentação.

Quando essas medidas não funcionam, entram em cena os medicamentos, os quais, vale lembrar, são sempre necessários para indivíduos que tem colesterol elevado por herança genética – a chamada hiper-colesterolemia familiar.

Qualquer que seja o caso, é importante assinalar que o aumento do colesterol no sangue não produz sintomas.

Daí a necessidade de visitar um médico periodicamente para fazer check-up da saúde cardíaca o que inclui a dosagem laboratorial das frações desse lipídio.

 

Cuide do prato

O colesterol está presente em gêneros de origem animal, como leite e derivados, carne vermelha, frutos do mar, gema de ovo e embutidos. Alimentos processados também elevam o LDL porque contêm muita gordura saturada. Reduza o consumo desses itens e opte por frutas e vegetais, cereais integrais, peixes e versões desnatadas dos latcinios. Seu coração agradece!