ERVAS E SUAS UTILIDADES

 

FOLHA DE LARANJA

É desintoxicante e hidratante, levemente diurética e laxativa. Em dose moderada acalma, em excesso gera hiperacidez e sensação no estômago.

CAMOMILA

Anti espasmódico, calmante, carminativo, cicatrizante, tônico, antiséptico, antiinflamatório, antialérgico.
Indicado nas inflamações da mucosa gastro intestinal, nas colites e cólicas biliares.

CAPIM LIMÃO

Excitante gástrico, sedativo, carminativo, analgésico, antitérmico, antibacteriano quando usado externamente.
Indicado em nervosismo, insônia, dores de cabeça e flatulência.

ROSA MOSQUETA

Ação adstringente, diurética, estimula o metabolismo renal, laxante suave.
Ajuda no tratamento de carência de vitamina C.

COENTRO

Além de ser condimento básico em certos pratos da culinária regional, como a moqueca de peixe e a galinha de cabidela, o coentro – um ingrediente que entra no preparo do curry -  tem também poderes medicinais.
O chá feito com as sementes, que saem dos frutos sem polpa (uma colherinha para um copo d’água fervente), ajuda a aliviar espasmos, combate gases intestinais e auxilia nas funções digestivas e hepáticas. Funciona também como anti-séptico. Erva antiqüíssima mencionada no Velho Testamento, já era usada pelo grego Hipócrates, o pai da Medicina.
Toxidade: em doses diárias excessivas pode causar perturbações renais.

 

COMINHO

Mais conhecido como condimento de saladas, pães, queijos e também como aromatizante de bebidas, o cominho também tem propriedades terapêuticas. Chás feitos com as sementes facilitam a digestão, combatem os gases intestinais e atuam como diuréticos e estimulantes da lactação (se forem acrescentadas também sementes de funcho e de alfafa). As folhas podem servir de alimento às cabras para aumentar a produção de leite.
Toxidade: atóxica