A DIETA SAUDÁVEL DA COMIDA CRUA

 

Uma dieta contendo apenas alimentos crus pode ser ótimas em períodos curtos, especialmente em tratamentos de problemas como : de câncer, aids ou depressão.

O Instituto de Química Clínica de Lauzanne (Suíça) nos anos 30 já demonstrava que um corpo reconhece alimentos cozidos como invasores perigosos e emprega um processo conhecido muito leucocitose digestiva, sob o qual múltiplos glóbulos brancos correm para a boca ou o estômago na tentativa de eliminar o intruso. Acontecendo isso várias vezes ao dia o corpo fica sem defesa e o sistema imunológico sofre desgaste considerável.

A dieta da comida crua tem como vantagens, um ganho de energia à maior resistência a resfriados e gripes, passando por uma pele mais saudável e cabelo mais brilhante. Isso se deve em larga medida ao fato de que os alimentos crus que são consumidos continuam ricos em nutrientes já que não há destruição de vitaminas e minerais durante o processo de cozimento. Além disso, os vegetais crus contêm compostos como os carotenóides, os flavonóides, e os picnogenóis que, segundo diversas pesquisas têm propriedades benéficas à saúde, além da preservação das enzimas que ajudam o corpo humano a digerir alimentos e agem como catalisadores para todas as reações metabólicas do corpo. Sem elas (enzimas), não pode haver divisão celular, produção de energia ou atividade cerebral.

Cozinhar alimentos destrói as enzimas naturais, forçando os nossos corpos a gerar o suficiente para digerir a comida.

Comer só comida crua pode limitar a variedade dos alimentos consumidos, o que gera um desequilíbrio de nutrientes. Por exemplo, os carboidratos que contêm muito amido, como o arroz, massas, pão e batatas fornecem fibras insolúveis, em contraste com as fibras solúveis fornecidas pelas frutas e legumes.

Cozinhar cenouras na verdade libera mais carotenóides oxidantes presentes no legume, e isso permite que sejam absorvidos pelo corpo de maneira melhor.

Na comida crua podemos incorporar  “super alimentos” como os brotos ou a grama-de-ponta que compensariam as deficiências de nutrição.

Os brotos são plantas recém nascidas, porque neste estágio de seu crescimento, dispõem de maior concentração de vitaminas, proteínas, minerais, enzimas, bioflavonóides etc,.

Um suco de grama-de-ponta serve como complemento único, além de enzimas e amino ácidos, dispõem de todas as vitaminas do grupo B e mais a vitamina A, C, E, e K, além de conter cálcio, magnésio, manganês, fósforo, potássio, zinco e selênio.

Os brotos dão ao corpo toda a matéria prima para produzir o material necessário e equilibrar a química.