DE OLHO NA RADIAÇÃO SOLAR

O Índice Ultravioleta (IUV)  é  uma medida da intensidade da irradiação UV (ultravioleta). É calculado a partir de dados sobre a concentração de ozônio, altitude da localidade, horário do dia, estação do ano, condições atmosféricas (presença ou não de nuvens aerossóis, etc) e tipo de superfície (areia, neve, água, concreto,etc)

Esse raio ultravioleta é relevantes aos efeitos sobre a pele humana, incidentes sobre a superfície da terra. O horário de máxima intensidade de radiação solar é no período referente ao meio-dia solar (valor máximo diário).

Muitas vezes as nuvens enganam e a pessoa se queima com o mormaço. É bom salientar que o sol é necessário a saúde, mas sempre com proteção e até as 10:00 horas da manhã em dias de calor (site www.ambiente.sp.gov.br).

Guarda-sóis, por exemplo só conseguem filtrar até 30% da radiação.

CUIDADOS: Existem mais de 40 doenças causadas ou agravadas pelo sol e pela radiação ultravioleta.

O Brasileiro associa o bronzeado com saúde. Precisamos convencê-lo do contrário.

Das 10:00 horas às 14:00 horas, as radiações de raios ultravioleta são mais intensas e lesivas. Os protetores solares auxiliam na prevenção do dano na pele, mas não significa proteção total.

Para que a ação do protetor seja mais eficaz, ele deve ser aplicado de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada 3 horas ou após suor excessivo ou banhos de mar ou piscina.  Na cidade, valem as mesmas regras.

A ação dos raios solares sobre a pele e no organismo é implacável, por exemplo: queimaduras, alergias, envelhecimento da pele, catarata, cegueira, e até câncer.

Aqueles que acham bobagem passar protetor solar para sair na rua e dispensam filtros com fator de proteção acima de 15 aumentam os risco de doenças de pele.

O excesso de radiação solar sobre a terra, decorrente da redução da camada de ozônio na estratosfera causa péssimos efeitos sobre a saúde humana.

Medidas de proteção devem ser extremas, como evitar o sol ao meio-dia, permanecer na sombra, usar camiseta, boné, óculos de sol com proteção UVB e protetor solar com proteção fator 15 no mínimo com UVA e UVB.