AMARANTO

Amaranto um cereal andino que na antiguidade era usado contra dores de estômago e hoje ajuda na perda de peso.

 

   

A HISTÓRIA DO AMARANTO

O amaranto já era consumido há tempos por povos da América Central, como os Incas, os Maias e os Astecas. Esse pseudo cereal é usado há mais de 6 mil anos, na verdade é uma gramínea cujo grão pode produzir farinhas que têm características nutricionais específicas assim como, amido, aminoácidos, fibras e proteínas de alto valor biológico, minerais como cálcio, fósforo, ferro e vitaminas essenciais para a manutenção de nosso organismo. Ele era usado junto com o milho e o feijão. A ciência brasileira descobriu há 20 anos atrás o benefício desse grão.
O amaranto tem potencial para um trabalho social, como por exemplo a introdução desse cereal na merenda escolar das populações carentes.
Os pseudos-cereais como o amaranto, a quinoa e o trigo sarraceno, não precisam ser necessariamente gramíneas porque eles têm propriedades alimentares dos demais cereais.

PROPRIEDADES MEDICINAIS

O amaranto é considerado funcional assim como a quinoa; capaz de atuar no organismo prevenindo certos tipos de doenças, como por exemplo a desnutrição e o excesso de peso pelo fato de promover saciedade.
A farinha do amaranto pode ser usada pelos celíacos porque não contém glúten – a proteína do trigo que causa reação alérgica nesse grupo de pessoas.

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS

O amaranto possui mais ferro do que qualquer outro cereal, é fonte de lisina que é um aminoácido e que faz do amaranto um alimento equilibrado em termos nutricionais.

CURIOSIDADES

Apesar do grão do amaranto ter um pouco mais de 1mm, é possível fazer pipoca dele. Basta levar ao fogo, sem nenhum tipo de óleo, por alguns segundos até que o grão fique branco, depois e só temperar com sal.
Os povos do Himalaia estouram a pipoca do amaranto e a misturam com mel, assim como faziam os maias e os astecas.
Essa mistura de amaranto com mel é um prato conhecido como “laddoos”.
Os astecas também utilizavam o amaranto na forma de chá para aliviar dores no estômago ou faziam uma pasta de suas sementes para oferecer aos deuses.
Na Grécia, o amaranto é símbolo da imortalidade e era usado para coroar os guerreiros e para garantir-lhes invisibilidade durante as batalhas.

 

Revista dos Vegetarianos – Editora Europa

 

 

SUGESTÕES PARA USO

PREPARO BÁSICO

Para cada xícara de chá de amaranto em grão, use 2 xícaras de água e um pouco de sal marinho.
Cozinhe em fogo brando por 20 minutos, tempere com azeite extra virgem e salsa picada miúdo, ou outros temperos de seua preferência.

 

   

VITAMINA DE AMARANTO

Flocos de amaranto está pronto para consumo e pode ser acrescentado em frutas, leite, iogurte, bolos e pães.

Ingredientes

1 copo de leite de soja (200 ml)
2 colheres de sopa de amaranto em flocos
5 morangos
1 colher de sopa de mel (10 gramas)

Método
Bata todos os ingredientes no liquidificador

CAVIAR DE AMARANTO

Ingredientes

1 batata yacon cortadas em rodelas
1 tomate cortado em rodelas
¼ de xícara de chá de amaranto
1 xícara de chá de semente de girassol (germinado de 8h a 12h)
1 xícara de chá amêndoas (germinado de 8h a 12h)
1 colher de chá de suco de limão
3 folhas de alga nori
2 dentes de alho
salsa a gosto
1 xícara de molho shoyu
¼ de xícara de chá de água mineral
2 colheres de sopa de azeite extra virgem

 

Método para o preparo da amêndoa e do girassol

Deixe de molho durante uma noite uma xícara de chá de amendoas. No dia seguinte pela manhã, escorra a água em uma peneira e mantenha-a úmida, molhando 2 vezes ao dia (de manhã e à noite).

Método

Coloque o amaranto de molho por 4 horas. Escorra e deixe germinar por mais 4 horas. Em seguida tempere com salsa e sal a gosto, reserve.
Bata em um mixer a semente de girassoal e as amêndoas já germinadas. Adicione a água e o azeite. Bata bem até ficar homogêneo. Adicione a alga nori e aos poucos, o alho, o limão e o shoyu.

Montagem do prato

Comece com um pouquinho da mistura das sementes no centro de prato e cubra com uma rodela fina de tomate. Depois coloque uma rodela da batata yacon e repita as camadas por mais 2 vezes. Finalize com 2 colheres de sopa do caviar de amaranto.

Decoração do prato

Faça um molho pesto com um pouco de nozes picadas, alho, manjericão. Use essa mistura para decorar a volta do prato.

 Serve 2 porções