5 Pilares para uma vida saudável

Márcia Maria Cruz

  http://banners.estaminas.com.br/zope/saudeplena/imgs/shim.gif

RECUPERAR A FISIOLOGIA NATURAL DO CORPO DEPENDE DO ESFORÇO DA PRÓPRIA PESSOA

O ditado popular que diz que é melhor prevenir do que remediar é bastante sábio, mas nem sempre incorporado à rotina das pessoas. Nem sempre medidas simples são adotadas para se ter uma vida mais saudável. A partir da observação de seus pacientes, a especialista em clínica da dor Meira Souza criou um programa para promoção do bem-estar. Ela reuniu tais medidas em cinco pilares: alimentação, sono, postura, respiração e emoção. “Percebia que alguns pacientes chegavam com um desses pilares ou todos abalados. Então, comecei a catalogá-los, relacionando as dores ao desequilíbrio de um deles”, afirma.
Segundo ela, muitas queixas de dores de cabeça, artrose, dores na coluna, são causadas pelo sobrepeso, insônia, fragilidade muscular, estado de ansiedade e depressão, entre outros. “A doença é associada ao sobrepeso, mas muitas pessoas magras chegam ao consultório com deficiências nutricionais”, diz. Ao cuidar dos cinco pilares, a pessoa consegue recuperar a fisiologia natural do corpo. Nesse sentido, a especialista procura ter um olhar holístico para tratar de uma dor. Como os pilares estão inter-relacionados, um desequilíbrio pode trazer conseqüências negativas para todo o corpo.
Muitas vezes, uma alimentação inadequada é ocasionada por problemas emocionais, como uma depressão ou queda na auto-estima. Da mesma forma, uma fraqueza muscular pode ter sido gerada pela falta de ingestão de alguns nutrientes. A respiração é fundamental para manter a engrenagem do corpo funcionando, tanto pela necessidade que o organismo tem de oxigênio, como também pelas substâncias que o cérebro libera no ato de inspirar e expirar. Um exemplo é a endorfina, substância que ajuda a aumentar o bem-estar e diminui o estresse.